Atualização Monetária dos Planos

Entendendo as atualizações monetárias dos planos

Os planos de Pecúlio GBOEX são atualizados de acordo com critérios técnicos estabelecidos pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, por dispositivos legais e pelos respectivos regulamentos dos planos.

As alterações se referem, basicamente, à aplicação da atualização monetária que incide igualmente nos benefícios e mensalidades e, quando for o caso, à aplicação de reajuste técnico, visando à manutenção do equilíbrio técnico, atuarial e financeiro do plano.

Atualização monetária anual pelo IGP-M

Desde o ano de 1997, o índice a ser aplicado é o IGP-M da FGV, de acordo com a Resolução CNSP nº 103/04 e Circular SUSEP nº 255/04. Nos Planos Taxa Média e Faixa Etária, o índice se refere à variação do IGP-M acumulado no período de junho a maio. No caso do Plano Vida Longa, o índice se refere à variação do IGP-M acumulado nos 12 meses que antecedem os 2(dois) meses anteriores ao mês de aniversário de contratação do plano.

Planos de pecúlio taxa média – Reajuste técnico

Além da atualização de benefícios e contribuições pelo IGP-M, nos Planos Taxa Média das faixas 260 a 266; 270 a 276; 280 a 286 e 290 a 296, faz-se, quando necessário, um reajuste técnico-atuarial nas contribuições, conforme Art. 7º da Lei Complementar nº 109 e Art. 39 do Regulamento do Plano.

Planos de pecúlio faixa etária-enquadramento de idade quinquenal

Além da atualização de benefícios e contribuições pelo IGP-M , nos Planos Faixa Etária o valor das contribuições sofrerá acréscimo, de 5 em 5 anos, por implemento de idade. Os reajustes estão previstos e Regulamento do Plano – Versão 01 .

Planos de pecúlio Vida Longa – Enquadramento de idade anual

Além da atualização de benefícios e contribuições pelo IGP-M, nos Planos Vida Longa o valor das contribuições sofrerá acréscimo a cada ano, em decorrência da mudança de idade do participante.