Código de ética do GBOEX

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

O GBOEX caracteriza-se por ser uma entidade de previdência privada aberta, sem fins lucrativos, empenhada em oferecer aos seus clientes tranqüilidade ao longo da vida e que fundamenta seus negócios na tradição, segurança e solidez. Valores construídos ao longo de uma trajetória centenária.
Sua visão organizacional é ser a instituição de previdência mais confiável do mercado, tendo a ética como alicerce para a construção de relacionamentos de longo prazo com seus integrantes, parceiros, governo, sociedade e com seus associados – razão de existir do GBOEX.
Esta visão exige uma conduta ética que reflita integridade, honestidade e transparência, como fatores indutores da confiabilidade pela qual a organização destaca-se em todo o Brasil.
Portanto, visando tornar públicos com a máxima transparência possível os princípios que regem a entidade, o presente Código apresenta o padrão ético do GBOEX que caracteriza suas práticas empresariais e comportamentos relacionados aos negócios.

2. ASPECTOS GERAIS

A Imagem Institucional do GBOEX é um patrimônio intangível de extremo valor, devendo ser preservada e mantida no mais alto nível por todos os seus integrantes.
Quaisquer atitudes contrárias aos preceitos deste código, particularmente as que possam vir a prejudicar a imagem da entidade, serão passíveis de apuração, podendo os seus responsáveis ser submetidos a sanções administrativas.
Todos os integrantes da empresa devem buscar preservar os interesses do GBOEX e seus associados e zelar por sua marca de modo a fortalecê-la cada vez mais no âmbito do sistema previdenciário privado nacional.
Nas relações com o público externo, os integrantes da organização devem primar pela camaradagem, confiança, respeito, cortesia, integridade e transparência.
Independentemente do cargo que ocupem os dirigentes e os colaboradores do GBOEX têm idênticos compromissos éticos e devem ser responsáveis por seu fiel cumprimento.

3. DESEMPENHO PROFISSIONAL

No desempenho de suas atividades profissionais, cabe aos integrantes do GBOEX, empenhar-se de todas as maneiras para:

a. Pautar seus atos pelo estrito cumprimento da norma legal estabelecida no país, honrando os compromissos assumidos em todas as situações.

b. Agir de acordo com as normas internas da entidade, procurando caracterizar seu desempenho profissional pela competência, comprometimento e qualidade.

c. Tratar dos assuntos funcionais com decoro, responsabilidade e zelo.

d. Repudiar a corrupção de qualquer espécie, assim como qualquer ato ilícito que tenha conhecimento.

e. Respeitar a diversidade existente entre as pessoas e as individualidades, não praticando ou aceitando qualquer tipo de discriminação.

f. Primar pela convivência harmônica, com lealdade e respeito, contribuindo para o aprimoramento dos laços de amizade e camaradagem.

4. RELAÇÕES COM O PÚBLICO EXTERNO

Ao tratar com os diferentes públicos que se relacionam com o GBOEX, seus integrantes devem envidar esforços para:

a. Produzir documentos claros, precisos e oportunos, com uma ótica informativa verdadeira e coerente com a qualidade de nossos produtos e a seriedade da organização.

b. Primar pela sustentabilidade de todas as iniciativas e ações, participando de projetos sócio-ambientais que valorizem o ser humano e contribuam para a preservação do meio ambiente.

c. Demonstrar, no relacionamento com o associado, elevado espírito de colaboração, consideração, e busca constante do atendimento de suas necessidades, externando a preocupação com sua satisfação e com seus interesses.

d. Fornecer informações claras, corretas e tempestivas, proporcionando ao associado as melhores condições para uma tomada de decisão.

e. Acolher com prioridade as críticas e sugestões do associado, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados e aperfeiçoamento dos produtos do GBOEX.

f. Nas relações com os fornecedores e parceiros, buscar a melhor qualidade e o menor custo-benefício, utilizando critérios técnicos e estritamente profissionais no processo de seleção de seus produtos e serviços.

g. Manter uma postura respeitosa, reservada e impessoal no trato com fornecedores e parceiros, de modo a resguardar os interesses da entidade.

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

Sempre que um fato ou atitude assim justificar, será convocada, por decisão do Diretor-Presidente da Diretoria Executiva do GBOEX, uma Comissão especialmente constituída para analisar e julgar as eventuais denúncias de desrespeito ao presente código ou a qualquer outra norma legal vigente.
Ao final do processo de apuração, a comissão deve apresentar relatório circunstanciado ao Diretor-Presidente, com suas conclusões contendo as eventuais recomendações de sanções.
Após julgado o caso, o Diretor Presidente da DE encaminhará cópia do relatório e das decisões adotadas, para homologação do Conselho Deliberativo.