Dicas de Férias GBOEX – Viagem Segura

Praia, campo ou serra, não importa o destino, seu carro precisa estar pronto para a estrada. Viagens mais longas exigem muito do seu automóvel, ainda mais nessa época de tráfego intenso, além do peso da bagagem. Para garantir a sua segurança e de sua família, e ter um passeio tranquilo sem aborrecimentos, seu automóvel precisa estar em dia com a manutenção preventiva.

Pensando nisso, o GBOEX criou uma lista do que fazer, antes de viajar. São dicas para evitar falhas no motor, acidentes e até mesmo multas!

CARRO:
1) ÓLEO do MOTOR: verifique o nível com uma vareta. Caso não saiba, em postos de gasolina, os atendentes fazem essa conferência.
2) TESTE de FUNCIONALIDADES: confira se estão em perfeito funcionamento as LUZES (farol, luz de freio e piscas), os FILTROS (do óleo, da ventilação e do ar condicionado), o PARA-BRISA (palhetas e o lavador) e os CINTOS de SEGURANÇA (regule corretamente e veja se estão firmes ao afivelar).
3) ODORES: ligue o motor e procure por possíveis cheiros estranhos, que podem indicar algum problema no sistema de exaustão.
4) PNEUS: devem estar bem calibrados e em perfeito estado. Faça geometria e balanceamento. Troque na hora se estiverem carecas ou desgastados, e evite comprar pneus recauchutados. Seja minucioso e procure por possíveis cortes, bolhas, pregos ou objetos afixados. O estepe também deve estar em boas condições de uso.
5) MECÂNICO: se mesmo com todos esses detalhes verificados, você ficar com dúvidas, procure um mecânico especializado e peça uma checagem de tudo. Vale o investimento, para os motoristas que não dominam o assunto.
6) BAGAGEM: evite carregar muitas malas, para não prejudicar sua visão
dentro do carro. Acomode bem todos os itens, pois, em caso de acidentes, podem machucar os passageiros com seu deslocamento.

MOTORISTA e PASSAGEIROS:
1) MOTORISTA: só assuma a responsabilidade da direção, se a sua saúde estiver em dia. Lembrando que medicamentos fortes podem causar mal-estar súbito ou prejudicar os seus reflexos, aumentando as chances de acidentes. Se estiver muito cansado, adie a partida. Muitos acidentes são causados por motoristas terem dormido ao volante. Durante a viagem, se parar para alguma refeição, procure opções leves e não ingira bebidas alcoólicas.
2) CRIANÇAS: sempre no banco traseiro, e é obrigatório o uso de cadeirinhas para aquelas até 4 anos de idade.
3) PETS: cachorros ou gatos, mesmo pequenos, devem viajar em caixas de transporte adequadas.

Tudo pronto para viajar: tanque cheio, carro em ordem, todos os passageiros com cintos de segurança afivelados, lanches e bebidas para o caminho. E agora? Sua viagem deve ser tranquila, então, não corra, respeite as leis e seja gentil. Acidentes, brigas e multas de trânsito não combinam com o seu momento de descanso. Boas Férias!
O GBOEX sabe o quanto é importante a prevenção, e se preocupa em compartilhar informações para que você e sua família estejam sempre seguros.

Além disso, associado GBOEX tem inúmeras vantagens para viajar, estudar, cuidar da saúde, beleza e muito mais utilizando os parceiros da Rede de Convênios.

GBOEX – Tradição, Solidez e Segurança, valores que fazem a diferença na sua vida.