GBOEX Prev – Aposentadoria – PGBL

O objetivo deste plano de previdência privada é a concessão de uma renda mensal ao participante.

O plano tem duas etapas: a primeira, formada pelas contribuições do participante, quando se constitui uma reserva financeira que vai gerar a renda de aposentadoria no futuro; e a segunda quando o participante inicia o recebimento dessa renda.

As reservas são aplicadas em um Fundo de Investimento Exclusivo de Renda Fixa, instituído especificamente para abrigar os recursos do plano. Cada pessoa tem a sua conta registrada em extratos individuais que o GBOEX remete semestralmente e disponibilizados para consulta em qualquer momento.

Para planejar o futuro, de acordo com as suas possibilidades, disponibilizamos o link abaixo para simular o seu plano GBOEX Aposentadoria – PGBL.

Simulador

Características do GBOEX PREV – PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre)

  • Proporciona segurança em relação ao futuro
  • Idade de ingresso – livre
  • Idade mínima para aposentadoria – 55 anos
  • Contribuições dedutíveis no Imposto de Renda, conforme legislação
  • Possibilita resgates durante a fase de contribuições para o titular ou, em caso de sua morte, para os beneficiários indicados.
  • Totalmente transparente: Remessa de extratos semestrais e consultas disponíveis em qualquer momento
  • Os rendimentos do Fundo de Investimento podem ser consultados através do Fone: 0800 541 2483.

Informações importantes:

BENEFÍCIO FISCAL – Dedução na declaração de renda

De acordo com a legislação vigente, as contribuições efetuadas para os planos de previdência complementar, assemelhados aos da previdência social, podem ser deduzidas na declaração anual do imposto de renda da pessoa física em até 12% da renda bruta tributável, para aqueles que também contribuem para a previdência pública. (Instrução normativa da Receita Federal nº 588, de 21.12.05)

TRIBUTAÇÃO SOBRE RESGATES E BENEFÍCIOS

Conforme Leis nºs 11.053, de 29.12.04 e 11.196, de 21.11.05; e Instrução Normativa da Receita Federal nº 588, de 21.12.05, há incidência de imposto de renda sobre resgates e benefícios dos planos de previdência complementar. (Tabela progressiva compensável e tabela regressiva definitiva)

TABELA DE TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA (TABELA REGRESSIVA)

Os participantes que ingressam nos planos de previdência privada podem optar pela nova tabela de tributação até o último dia útil do mês subseqüente ao do seu ingresso no plano (Lei nº 11.196, de 21.11.05 e Instrução Normativa da Receita Federal nº 588, de 21.12.05).

TABELA PROGRESSIVA

Aqueles participantes que não se interessarem pela nova opção, permanecem nessa tabela, de acordo com o regime em vigor. (INSRF Nº 588).

Procedimentos para os casos de opção pela TABELA REGRESSIVA.

1 – Quando da remessa do pós-venda, o GBOEX enviará a cada participante que ingressa no plano um formulário de opção. 2 – Havendo interesse em optar pela tabela regressiva, o participante deverá remeter ao GBOEX o formulário devidamente assinado e dentro do prazo estipulado, ou seja, até o último dia útil do mês subseqüente ao do seu ingresso no plano.

Conheça melhor os dois Sistemas de Tributação do IR na Fonte

TABELA PROGRESSIVA COMPENSÁVEL

Esta tabela permanece em vigor, para os participantes que não tenham feito a opção pela nova tributação prevista na Lei nº 11.053, sendo que a incidência de IR na Fonte é de 15% (quinze por cento) a título de antecipação do imposto devido, podendo ser feito o ajuste na declaração anual do imposto de renda. Neste caso, quando for feita a sua Declaração de Renda, no final do ano, serão informados os valores de resgates e os valores retidos antecipadamente e poderá ser feito o ajuste de eventual saldo, a receber ou a pagar, de acordo com a tabela do IR vigente.

TABELA DE TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA – DEFINITIVA (TABELA REGRESSIVA – NOVA OPÇÃO)

De acordo com a Lei nº 11.053, é facultado aos participantes a opção pelo regime de tributação no qual os valores pagos a título de benefícios ou resgates sujeitam-se à incidência de imposto de renda na fonte dentro das seguintes alíquotas:

 

Tempo do Aporte Alíquota
Inferior ou igual a 2 anos 35%
Superior a 2 anos e inferior ou igual a 4 anos 30%
Superior a 4 anos e inferior ou igual a 6 anos 25%
Superior a 6 anos e inferior ou igual a 8 anos 20%
Superior a 8 anos e inferior ou igual a 10 anos 15%
Superior a 10 anos 10%

 

Tipos de Renda

RENDA VITALÍCIA

Paga enquanto o participante viver (a renda se encerra com o seu falecimento).

RENDA VITALÍCIA COM PRAZO MÍNIMO GARANTIDO

Paga ao participante por toda a vida, mas com garantia de um tempo mínimo de recebimento, pois, em caso de sua morte nesse período, o pagamento será feito ao beneficiário até completar-se o prazo contratado. Se o participante sobreviver ao prazo mínimo garantido, continuará recebendo a renda enquanto viver, mas não terá mais beneficiário nessa fase (os prazos de renda garantida podem ser de 5; 10; 15 ou 20 anos).

RENDA VITALÍCIA REVERSÍVEL A BENEFICIÁRIO

Paga ao participante por toda a vida, sendo garantido, ainda, no caso de sua morte, após o início do recebimento, o pagamento também vitalício ao beneficiário indicado. O percentual da renda do beneficiário será aquele estabelecido pelo participante na contratação (o percentual pode ser de 50%, 75% ou 100%). Neste tipo de renda, o beneficiário indicado não poderá ter idade superior a do titular.

RENDA TEMPORÁRIA

Paga ao participante durante o tempo contratado (5, 10, 15 ou 20 anos). Encerra-se com o fim do prazo ou com a morte do participante, o que ocorrer primeiro.

EXEMPLO COM VALORES ESTIMADOS

Idade de ingresso: 25 anos
Idade de aposentadoria: 60 anos
Contribuição mensal: R$ 150,00
Aposentadoria Vitalícia estimada nas condições deste exemplo: R$ 1.152,28
(*) Este exemplo foi feito com hipótese de rendimentos em 8% de juros a.a , apenas para efeito de simulação, não se constituindo como promessa de rentabilidade futura.

As condições específicas da contratação constam na proposta de inscrição e no certificado do participante.

Para obter mais detalhes consulte regulamento do plano. Clique aqui.

Contrate o Plano GBOEX PREV – Aposentadoria – PGBL

Para mais informações ligue 0800.541.2483 ou clique aqui. Consulte seu Corretor de Seguros. 

GBOEX GRÊMIO BENEFICENTE – CNPJ n° 92.872.100/0001-26 – GBOEX PREV FUNDO DE INVESTIMENTOS RENDA FIXA – CNPJ n° 03.765.863/0001-48  – PLANO GBOEX PREV APOSENTADORIA – PGBL RENDA FIXA Proc. Adm. SUSEP n° 010.005212/00-65. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. Este material contém informações reduzidas.