Responsabilidade Social

Nesses mais de 100 anos o GBOEX sempre procurou contribuir com instituições e projetos envolvidos com as questões ASG (Ambiental, Social e Governança). Tem sido tradição participar e apoiar entidades comprometidas com a promoção do bem-estar das pessoas.

Trata-se de um compromisso voluntário, de grande valor estratégico, que está vinculado ao conceito de desenvolvimento sustentável. E, sobretudo, reflete a gestão da empresa.
O GBOEX investe significativamente na área de responsabilidade social. Conheça algumas das entidades que apoiamos e ações que desenvolvemos continuamente:

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criado no ano de 2000, no Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS, que desde então já arrecadou e distribuiu mais de 25 milhões de quilos de alimentos. A iniciativa do Banco de Alimentos representa o combate à desnutrição e a obesidade, gerando mais saúde, bem-estar, menor evasão e melhor assimilação na escola, diminuição da violência, maior inclusão social, mais respeito, mais dignidade, mais cidadania para o povo. 

PACTO – Programa de Auxílio ao Toxicômano

Entidade sem fins lucrativos e sem recursos próprios – que tem como objetivo a Prevenção, a Recuperação e a Ressocialização de Dependentes Químicos (DQ), bem como apoiar os familiares dos internos através de reuniões semanais e obrigatórias, onde se desenvolvem os princípios do amor exigente.

AACD/RS Associação de Assistência à Criança Deficiente

É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a missão de tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física. Mantém um amplo serviço de assistência médica, pedagógica e social voltado, principalmente, para crianças e adolescentes, promovendo a reabilitação e a reintegração social desses indivíduos. Hoje, 96% dos pacientes não pagam nada por consultas e terapias.

Associação Gaúcha de Equoterapia e o Centro Gaúcho de Equoterapia

Atendem crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, por meio de atividades de equoterapia, com uso de cavalos, buscando benefícios na área física, no desenvolvimento psicossocial, autoestima, confiança, socialização, entre outros.

Em todo o Brasil, outras entidades são apoiadas por meio de ações desenvolvidas pelas Unidades, Representações e Ponto de Atendimento do GBOEX, os quais realizam doações, programas de arrecadação e atividades junto a instituições locais. Essas ações são divulgadas nos informativos da empresa.

Disseminando Atitudes

O GBOEX sempre buscando manter-se próximo a seus colaboradores e com os públicos com que se relaciona, realiza campanhas internas que possibilitam a integração e um ambiente empresarial saudável.
As Campanhas Ambiente Responsável e Colaborador Legal são exemplos de atitudes responsáveis.

Campanha Ambiente Responsável

Implantada em 2009, com o slogan “Atitudes GBOEX para Viver Melhor”, a Campanha Ambiente Responsável é intensificada anualmente. Conta com o trabalho dos colaboradores das diversas áreas os quais estimulam a participação dos colegas, incentivando a adesão às campanhas. Recicle Suas Ideias, uma das propostas criadas para motivar as equipes tratou temas como Evite o Desperdício, Economize Luz, Consumo Consciente, e outros assuntos com objetivo de repensar pequenas atitudes que fazem a diferença no cuidado e preservação dos recursos naturais.
Com atitudes responsáveis os colaboradores tornam-se parceiros na economia e melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e, consequentemente, levam para o âmbito familiar, para os clientes e a sociedade de modo geral. 

Campanha Colaborador Legal

O GBOEX quer incentivar ainda mais o envolvimento de todos – colaboradores, clientes e parceiros nas ações sociais da empresa. Sendo assim, durante o ano, trabalha a Campanha ‘Colaborador Legal’ que tem como foco auxiliar diversas entidades carentes através de doações de alimentos, materiais escolares, livros, agasalhos, brinquedos, Páscoa, campanhas de final de ano e outras. As instituições podem ser indicadas pelos próprios funcionários.

Projeto Bem-Estar

Realizado em parceria com a ASSEG – Associação dos Servidores do GBOEX, esse projeto incentiva os colaboradores a pratica de hábitos saudáveis, estimulando e orientando à prática de exercícios físicos para uma vida menos sedentária. Este conceito também é divulgado aos nossos clientes e parceiros.

Incentivo à cultura

Na área cultural o GBOEX apoia, em Porto Alegre, o Estúdio Galeria Mamute, espaço dedicado à criação, produção e circulação de obras em novas tecnologias, localizado no Edifício Tuyuty, primeira sede própria do GBOEX em 1937, restaurado em 2007, considerado patrimônio histórico da cidade.
A empresa ainda divulga, periodicamente, em seus informativos projetos realizados e as instituições atendidas por meios de suas filiais. 
Também, são estimuladas diversas atividades para apoiar ações culturais e envolver a participação dos colaboradores, corretores, associados e parceiros da empresa, tais como Concurso cultural, Lançamento de Livro, Amostra Cultural e outros.

Inclusão Social

Comprometido com a excelência no atendimento a pessoas com deficiência – PCDs, o GBOEX oferece ao deficiente auditivo ou de fala um número exclusivo para as suas demandas – 0800.200.0819.

Atento à necessidade de acessibilidade dos deficientes visuais, o site GBOEX conta com links que possuem comentários os quais podem ser lidos por softwares específicos. Além disso, outros recursos são utilizados, entre eles: a opção que o usuário tem de aumentar as fontes, para melhor visualização, acesso total pelo teclado, inclusive ao Fale Conosco. Os links disponibilizados levam às páginas buscadas pelo usuário facilitando sua usabilidade.

Como parte do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência o GBOEX assegura, aos colaboradores, um programa de integração com qualidade e um trabalho de acompanhamento e adaptação realizado junto às áreas.

O Programa Jovem Aprendiz é uma parceria com o CIEE e SENAC, que possibilita aos jovens experiências profissionais. Para auxiliar no processo de integração na área é proporcionado acompanhamento aos gestores e aos menores com recursos psicopedagógico e psicológico.

Calendário Anual

Por meios da sua comunicação a empresa promove a discussão, estimula a participação em ações, esclarece e divulga temas de importante representativa no mundo, tais como Dia Internacional da Mulher, Prevenção a Doenças Graves, Campanhas de Vacinação, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia da Família e muitas outras datas.

O GBOEX acredita, acima de tudo, em indivíduos e instituições comprometidas com o bem-estar das pessoas. Consciente de que uma empresa deve contribuir para uma sociedade mais justa, desenvolve diversos projetos internos e externos de grande relevância social. Este é o caminho que continua sendo perseguido pela Entidade que tem seu foco no atendimento previdenciário global e não apenas nos resultados econômicos-financeiros.

Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos, acesse:

www.pactopoa.com.brwww.bancodealimentosrs.org.br
www.aacd.org.br/porto-alegre.aspx