. .

Como devo cuidar da manutenção do meu veículo?

Não importa qual o modelo ou qual é a marca do seu carro, a manutenção sempre é de extrema importância. Para evitar o mau funcionamento e garantir a segurança de todos, é preciso atenção para datas e formas de cuidados com o veículo.

Por isso, o GBOEX reuniu algumas recomendações sobre como assegurar os procedimentos preventivos do seu veículo e manter você e a sua família protegidos. Confira!

Revisão em dia

Será que o proprietário do veículo está ciente de que existem certos componentes que necessitam de trocas periódicas? É comum que exista certa negligência quando o assunto é a manutenção. No entanto, ter em mente que o reparo sai muito mais caro do que a prevenção — além de colocar em risco a integridade física dos passageiros — é o primeiro passo para manter os cuidados em dia.

Antes de tudo, lembre-se de confiar na montadora do seu automóvel: uma forma de garantir a manutenção adequada. Normalmente, as revisões das partes do veículo devem ser feitas periodicamente, a cada certo número de meses ou certa quantidade de quilômetros rodados, variando de acordo com a peça e o uso do carro. Contudo, é indicado que seja realizada a revisão preventiva do veículo, na qual é verificada a integridade de diversos componentes.

A revisão preventiva e periódica não deve ser ignorada, pois é ela que trará a tranquilidade e a segurança para a sua viagem e para a o dia a dia.

Fluidos do veículo e periodicidade de troca

A integridade de um carro não depende apenas de peças de qualidade e em bom estado, também é preciso considerar os fluidos do veículo. Óleos e fluidos correm pelo veículo, assegurando a lubrificação e funcionamento das partes. São muitos os que “passeiam” pelo carro, como o fluido de freio, da direção hidráulica, óleo de câmbio e, principalmente, o óleo de motor.

Assim como as revisões periódicas, o período de troca dos óleos e fluidos pode variar dependendo do modelo e, por causa disso, é necessário atenção para o que recomendam as montadoras, além de vigilância para o nível de todos eles. Se ele estiver baixo, troque ou reponha. Dirigir com óleo abaixo do nível recomendado, seja de motor, freio, ou qualquer outro, pode danificar o carro e causar acidentes.

Conte com o GBOEX para uma vida mais tranquila e segura.