. .

Solidariedade aos olhares femininos

Criado em 2020, o projeto Olhares Femininos Mib surgiu do sonho de auxiliar mulheres e crianças de comunidades periféricas de Porto Alegre (RS): Cruzeiro do Sul, Vila Nova e Restinga. Com coordenação da ótica que leva o mesmo nome, o foco é a doação de óculos de grau para garantir saúde ocular para esse público.

O negócio tem impacto socioambiental, pois busca repercutir positivamente na vida de mulheres e crianças que não têm condições de adquirir a solução para sanar problemas de visão. Isso acontece com o acesso a óculos de grau e lentes oftalmológicas apropriadas. As regiões atendidas concentram um numeroso grupo de mulheres chefes de família, de baixa renda, que cuidam de filhos e de familiares, que necessitam utilizar serviços de oftalmologistas, mas por razões diversas não realizam a consulta ou não confeccionam os óculos.

Em 2022, novos parceiros tornaram-se apoiadores, o Laboratório Destak, com desconto de 10% na fabricação de lentes multifocais; a Armações Upper Eyewear, a qual doa três armações por mês; a Rede Calábria (Vila Nova e Restinga), que seleciona os estudantes que serão atendidos pelo projeto; o Zona Sul Meu Bairro, perfil organizado pela jornalista Grasiela Duarte, para a divulgação do projeto, além de empreendedoras parceiras. Neste ano, a ação foi selecionada para capacitação pelo projeto Amplitude Perifa, realizado pelo Instituto Helda Gerdau e executado pela Semente Negócios.

Entre os objetivos de desenvolvimento sustentável aplicados estão a saúde e bem-estar; educação de qualidade, igualdade de gênero e a redução das desigualdades. Em 2020, o projeto beneficiou oito mulheres e, neste ano, já apoiou mais de 50. Nos cinco anos de atuação, foram 125 mulheres favorecidas. A ação ainda agrega a promoção de capacitações, rodas de conversas, lives, palestras e cursos com temáticas voltadas para a autoestima, a saúde, o bem-estar, a sustentabilidade e a geração de renda.

Como ajudar

Doação de armações: materiais sem uso, armações antigas em bom estado que poderão ser reaproveitadas para as pessoas atendidas por esse projeto. As armações são higienizadas e enviadas ao laboratório para a confecção das lentes. Além de contribuir com essas pessoas, você conserva o meio ambiente, não descartando as armações no lixo comum.

– Doação direto à Ótica Mib.
– Caixa de coleta na sua loja, empresa ou instituição.

Doação espontânea: você pode doar qualquer valor via PIX para olharesfemininosmib@gmail.com.

Estojo ecológico: aquisição de estojo de óculos ecológico que tem o valor revertido para a confecção das lentes dos óculos que serão doados.

Livro Guardião Sr. Meia Noite: a comercialização do livro é revertida para o projeto. Disponível para compra na Ótica Mib (avenida João Salomoni, 600 – loja 115) | Flora Terra dos Orixás (avenida. Nonoai, 1.283) e Jeje Arruda Atelier (clique aqui para acessar a loja virtual).

https://jejearrudaatelie.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/guardiao-sr-meia-noite-magias-reflexoes-e-aprendizados_-por-rosiane-maiato-autora/ (incluir link na frase da loja virtual)

Que saber mais?
@olharesfemininosmib
(51) 98029.4415
olharesfemininosmib@gmail.com