. .

Boas Perspectivas

O mundo corporativo, nos últimos anos, tem se inovado de maneira significativa, a ação relacionada com a execução dos processos tem se direcionado com a maior intensidade possível, para a dimensão digital, em razão do representativo movimento processual praticado pelas corporações em razão da nova realidade vivenciada pela sociedade consequente dos efeitos trazidos pelo advento da pandemia do Covid-19.

Como resultado das circunstâncias mencionadas, desde 2020 as empresas adotaram, pela exigência compulsória relacionada à viabilização da sobrevivência dos seus negócios, por buscar, em múltiplas circunstâncias pelo fluxo de inovação e digitalização junto à maioria dos procedimentos relacionados à gestão e aos respectivos trabalhos necessários para promover o concernente funcionamento delas.

Todo esse empenho de customização exigido, necessário para readequação e reposicionamento das operações, estabeleceu novos desafios, cenários, riscos e, inclusive, trazendo, em determinadas situações, novas oportunidades. É fato que a base foi movimentada, e o retorno à posição anterior, definitivamente, não existe mais. Surge um novo momento e de muitas novidades.

Como exemplo, destaco que a virtualização das operações e dos negócios, que nas primeiras circunstâncias foram por deveras desafiadoras, oportunizou às empresas vivenciarem uma nova realidade na gestão, viabilizando com as respectivas adequações a perspectiva de aproximação de operacionalização dos processos, muitas vezes em formatos mais eficientes e eficazes, oportunizando ao GBOEX trabalhar em uma estrutura mais matricial, objetivamente mais racional, mais conectada e trafegando até em realidades mais econômicas.

O trabalho remoto possibilitou um novo formato de liderança das equipes, permitindo que a tecnologia viabilizasse os negócios e o exercício da força de trabalho fosse executado proporcionando ao GBOEX funcionar, ininterruptamente, durante a pandemia.

Na esteira destas mudanças, olhando para o micromundo da operação, verificamos que os ciclos de negócios, segmentados por processos operacionais e atividades de transação, foram revistos, adaptados e/ou inovados. Os requisitos hoje são outros, e serão endereçados de forma apropriada.

A realização das rotinas durante todo o tempo em que o trabalho remoto foi demandado foi praticada com a qualidade necessária, efetivamente, exercido com a excelência exigida para realização e manutenção dos procedimentos pertinentes. É fato que superamos o desafio posto pela realidade da pandemia.

Há que se considerar neste retorno ao exercício de trabalho presencial, sem dúvidas, as lições de modelagem para a concernente realização das atividades técnicas, operacionais e comerciais, trazidas pelos trabalhos que foram realizados em home-office, que devem já para o futuro próximo considerar as inovações promovidas pela compulsória virtualização em razão da pandemia, concomitantemente com o uso das ações presenciais e suas indiscutíveis vantagens no que tange a riqueza dimensional que essa perspectiva proporciona.

Ter uma concepção mais holística da organização, alinhando mercado, estratégia e operação, é requisito fundamental para o momento. Precisamos considerar o sentido das “partes” no “todo” corporativo, fazendo um maior sentido em todo o ecossistema da operação, isto é, há que se considerar as lições trazidas pelo fluxo relacionado ao trabalho à distância, oportunizando que as rotinas que agora voltam a ser exercidas em uma dimensão presencial sejam traçadas de maneira mais eficiente, eficaz e com economicidade que a perspectiva do home-office trouxe para as atividades desenvolvidas neste período de pandemia que agora estamos a superar.

O mundo das corporações nunca mais será o mesmo, compulsoriamente, em razão das circunstâncias, evoluímos para um novo mundo na relação de trabalho, efetivamente aprendemos com essa nova realidade e o GBOEX soube com a qualidade exigida superar as adversidades do momento sem prejudicar, em instante algum, seus associados.

Por Paulo Barni, Superintendente de Compliance, Controles Internos e Modelagem- GBOEX