. .

Como usar aplicativos de forma segura

Nossa vida tem sido cada vez mais digital: compras do mercado, a viagem planejada, pagamentos de boletos, todas feitas através do computador e celular. É verdade que a vida online nos proporciona uma infinidade de possibilidades mais ágeis e simplificadas, mas junto dela, infelizmente também acontecem muitos golpes e irregularidades. Você tem protegido seus dados com segurança necessária? Então, continue nos acompanhando nessa leitura que vamos falar algumas dicas de como manter sua privacidade com o uso de aplicativos.

1. Faça download de aplicativos apenas da loja oficial do seu sistema operacional: para deixar o seu smartphone mais seguro, é importante utilizar a atualização regular do sistema operacional. A prática faz com que o usuário esteja sempre um passo à frente de hackers e aplicativos que pretendem violar políticas de privacidade.

2. Criptografia e cadastro em duas etapas: para evitar a invasão de privacidade em aplicativos de mensagens instantâneas, opte por aqueles que usam a criptografia de ponta-a-ponta e cadastro em duas etapas. O WhatsApp é uma das opções que oferecem a tecnologia, que deixa a troca de mensagens mais segura entre as pessoas. O Telegram, que também usa o recurso nos chats secretos, possibilita ao usuário até mesmo a autodestruição de mensagens.

3. Utilize senhas diferente para cada tipo de conta: caso seu telefone seja invadido por vírus ou por alguém se passando por você, é muito fácil descobrir a senha dos seus aplicativos e acesso às suas informações pessoais. Por isso, cadastre uma palavra-chave diferente para cada rede social, e-mail empresarial ou particular, isso dificulta a ação de empresas em construir seu perfil com base nos dados pessoais concedidos aos apps.

4. Permissão de dados em aplicativos: uma boa prática que assegura a privacidade dos dados do usuário é analisar atentamente quais permissões estão sendo concedidas aos aplicativos. Para alguns apps operarem, é preciso que o usuário permita que ele tenha acesso a diversos dados, que variam de acordo com o serviço. Permitir que suas informações pessoais sejam acessadas, pode acarretar em um grande problema. Desconfie também, quando empresas solicitam que você passe informações como CPF, endereço, ou dados de cartão de crédito.

Para entender melhor como você pode se proteger, acesse o conteúdo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em nosso canal do YouTube, clicando aqui.

Para tudo ficar bem, GBOEX.