. .

Dicas de Saúde: as doenças do inverno e a pandemia

Durante o inverno, normalmente, estamos mais expostos a doenças respiratórias, como gripes, resfriados e alergias. O clima frio e a mudança brusca de temperatura contribuem para maior sensibilidade do organismo e para o surgimento das doenças típicas de inverno, principalmente em crianças e idosos.

Com a pandemia, precisamos estar ainda mais atentos aos cuidados com a nossa saúde e aos sintomas que, eventualmente apareçam para o melhor encaminhamento.

Alguns cuidados para auxiliar na prevenção, segundo o Ministério da Saúde:
– Deixe os ambientes sempre limpos, livres de poeira;
– Evite tapetes e cortinas dentro do quarto;
– Troque as roupas de cama regularmente;
– Se estiver com frio, busque vestir roupas quentinhas e proteja as extremidades do corpo como pés, mãos, nariz e orelhas;
– Evite fumar ou ficar perto de pessoas que estejam fumando;
– Se alimente bem, beba água e cuide do seu sono;
– Tome sol.

Outra doença que costuma aparecer no inverno é a dermatite atópica. Caracterizada por pele avermelhada, coceira e descamação, normalmente a Dermatite aparece nas dobras do joelho e cotovelo e é muito comum em pessoas que apresentam quadros de alergia. Veja algumas dicas de cuidados com a pele:
– Não tomar banhos muito demorados;
– De preferência, tomar apenas um banho por dia;
– Evitar o excesso de atrito na pele causado por buchas, esponjinhas e paninhos. Secar o corpo com toalhas macias e felpudas, de forma delicada, para não agredir a pele;
– Usar sabonetes neutros e hidratantes que preservem o pH da pele;
– Evitar esfoliantes;
– Manter a pele hidratada;

Em qualquer situação: Lembre-se de sempre conversar com o seu médico para avaliar o melhor tratamento.

A plataforma SAFETY4ME tem um canal de telemedicina a disposição dos associados GBOEX, que podem realizar teleconsultas com 10% de desconto através do DrChat, quando o seu plano de saúde não tiver um canal de telemedicina cadastrado. O GBOEX e SAFETY4ME estão engajadas em promover iniciativas que gerem qualidade de vida para as pessoas.

Acompanhe o GBOEX nas redes sociais e sempre tenha acesso aos novos conteúdo: Facebook, Instagram, Youtube e Blog.

GBOEX – Quando você tem tudo fica bem.

Imagem: Freepik