. .

Dicas sobre controle de medicamentos para melhorar a saúde

O GBOEX, visando promover o bem-estar das pessoas, destaca algumas dicas, do parceiro SAFETY4ME, a respeito da utilização segura de medicamentos.

O controle de medicamentos é um dos aspectos pertinentes a segurança do paciente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a meta 3 fala sobre melhorar a atenção ao administrar medicamentos para evitar erros.

No hospital, e depois em casa, o paciente e seus familiares podem contribuir com a sua recuperação ao auxiliar as equipes de saúde no controle dos seus medicamentos. Para isso, é importante saber os 5 “certos”:
1. Medicamento certo;
2. Dose certa;
3. Via certa;
4. Horário certo;
5. Paciente certo.

Então, quando estiver internado ou fazendo exames e tratamentos, é importante checar se o medicamento é o seu, se a dose é a que costuma tomar, se o horário está sendo cumprido e se a administração do medicamento é pela via certa (oral ou intravenoso, por exemplo). Qualquer sinal diferente, pergunte para a equipe de saúde e não tome nenhum medicamento se o seu médico não tiver prescrito.

Mas o controle de medicamentos não é importante só quando estamos recebendo cuidado nas instituições de saúde. A atenção deve ser reforçada quando o paciente recebe alta e precisa dar continuidade ao tratamento em casa ou quando é um paciente que utiliza medicamentos de uso contínuo, para pressão ou diabetes, por exemplo.

Confira algumas dicas importantes no controle ao usar de medicamentos:
· Confira a validade dos medicamentos;
· Confira a dosagem dos medicamentos: está de acordo com a prescrição médica?;
· Crie alertas para lembrar de tomar os remédios na hora certa;
· Você pode pintar as caixinhas para saber qual remédio é o certo em cada hora do dia;
· Fique atento a quantidade de remédios em casa e a necessidade de comprar para dar continuidade ao tratamento, conforme a prescrição médica;
· Converse com seu médico se sentir qualquer diferença ou sintomas;
· Não interrompa o tratamento sem conversar com seu médico.

A administração correta dos medicamentos é um desafio no cuidado da saúde, especialmente quando o paciente está em casa. Planeje seu dia para melhorar a sua saúde!

SAFETY4ME e GBOEX juntos pelo seu cuidado!

Imagem: Freepik