. .

Doenças Crônicas e Imposto de Renda: você tem direito à isenção?

O enfrentamento de certas enfermidades ao longo da vida, como doenças cardíacas, cancerígenas, renais, degenerativas, psíquicas e mentais, infelizmente é a realidade de uma grande parcela da população. Segundo dados do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 57,4 milhões de brasileiros são acometidos por pelo menos uma destas doenças, tais como Câncer, Parkinson, Alzheimer, Cegueira, Cardiopatia, entre outras.

As cardiopatias, por exemplo, são insuficiências que comprometem a funcionalidade do coração. Procedimentos, cirúrgicos ou não, decorrentes desta enfermidade têm como consequência diversos transtornos, pois, além dos presumíveis gastos com o tratamento, muitas vezes impedem um bom funcionamento do órgão, acarretando alterações consideráveis na rotina das pessoas.

Muitos pacientes portadores dessas cardiopatias enfrentam um tratamento de longa duração, podendo até mesmo perdurar por toda vida, como é o caso do marcapasso, uma ferramenta responsável por regularizar as batidas cardíacas enfraquecidas decorrentes do desgaste do sistema elétrico do coração. A implementação desse material auxilia na vida de muitas pessoas, mas é necessário o acompanhamento médico, visto que pessoas que usam-no devem estar sempre com os exames em dia.

Dessa forma, é importante estar atento aos sinais, não somente quanto aos problemas cardíacos, mas também quanto a outras doenças crônicas, pois a prevenção e o cuidado podem evitar o surgimento das patologias, bem como as possíveis complicações daí advindas.

Contudo, com a finalidade de minimizar os impactos causados por tais enfermidades, a legislação prevê o benefício social de isenção de imposto de renda a pacientes aposentados, portadores de doenças crônicas, se preenchidos alguns requisitos.

Saiba se você tem direito à isenção entrando em contato com a AABRIR!

A AABRIR é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo esclarecer, prestar apoio e orientar as pessoas que podem ser beneficiárias de restituição do IRPF indevidamente retido.

Saiba mais: www.aabrir.com.br – (51) 3126.8080 – (51) 3015.8181 – (51) 9 9260.8125

Acompanhe o GBOEX nas redes sociais e sempre tenha acesso aos novos conteúdo: Facebook, Instagram, Youtube e Blog.

Para tudo ficar bem, GBOEX.