. .

Entenda os reajustes dos Planos GBOEX

Os planos Taxa Média e Faixa Etária do GBOEX passaram por reajustes previstos na Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) no 103/2004, na Circular da Superintendência de Seguros Privados (Susep) no 255/2004 e nos regulamentos dos produtos. A atualização tem como base a variação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) do período de junho do ano passado a maio deste ano, em 37,04%. O percentual atualiza a mensalidade e o benefício.

Com a mudança, o novo valor do benefício somente será́ devido se o associado já́ tiver quitado a primeira contribuição reajustada antes do óbito.

Reajuste técnico
Nos planos Pecúlio Taxa Média 260/290 a 266/296 e 270/280 a 276/286, de acordo com a avaliação atuarial e visando o equilíbrio técnico, além da atualização pelo IGP-M, também será aplicado um reajuste técnico nas mensalidades, conforme o artigo 7 da Lei Complementar no 109/2001 e o artigo 39 do regulamento do plano. Neste ano, o percentual do reajuste foi de 7%.

Nos planos Faixa Etária, além da atualização de benefícios e contribuições pelo IGP-M, o valor das contribuições passará por acréscimo, a cada 5 anos, em função do implemento de idade.

Atualização Plano Vida Longa
A aplicação é feita no mês de aniversário do ingresso no plano e o percentual do IGP-M é o acumulado nos 12 meses que antecedem os 2 meses ao aniversário do plano. Além disso, nos planos Vida Longa, o valor das contribuições sofrerá acréscimo a cada ano, em decorrência da mudança de idade do participante.

Atualizações Planos Vida Resgatável e Força Ativa Resgatável
O valor da contribuição e do benefício será́ atualizado anualmente no mês de aniversário da inscrição no plano, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado nos 12 meses que antecedem os 2 meses anteriores ao aniversário.

É importante destacar que as atualizações e reajustes feitos pelo GBOEX possuem amparo legal na Lei nº 109/2001, em normas do CNSP – Conselho Nacional de Seguros Privados e SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. Resolução CNSP Nº 103/04 e Circular SUSEP nº 255/2004 e Regulamento dos Planos.