. .

GBOEX dá dicas de como evitar acidentes no trânsito

Recentemente ocorreu a semana nacional do trânsito, de 18 a 25 de setembro, na qual aconteceram ações para conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas e pedestres em todo o país. O mês acabou, mas os cuidados e atenção devem continuar sempre.

Os acidentes de trânsito estão entre as maiores causas de mortes no mundo. Neste cenário, o Brasil está no topo da pirâmide, sendo o quarto país em quantidade de vítimas de acidentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para você se manter sempre atento e seguro nas suas locomoções, o GBOEX selecionou algumas dicas:

Pratique a direção defensiva: A direção defensiva é ensinada na autoescola, mas, muitas vezes, ignorada após os alunos passarem no teste prático. Ela consiste em dirigir sempre atento para evitar acidentes, mesmo que o erro cometido seja do outro motorista. Essa prática é dividida em cinco pontos principais: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

Nesta perspectiva, um exemplo é sempre parar nos cruzamentos ao dirigir tarde da noite, mesmo que a sinaleira esteja aberta para você. Esta medida é muito importante, pois, muitos condutores acabam passando o semáforo fechado na ideia de que não haverá ninguém do outro lado.

Então, mantenha-se atento sempre, independente da sua preferência ou não, nas vias.

Celular nem pensar!
Os avisos sobre os perigos do uso do celular na direção são clichês. Mas, você sabia que ao digitar um número de telefone no aparelho (em torno de 5 segundos), a uma velocidade de 100 km/h, você anda 140 metros sem atenção à estrada? Isso falando de uma discagem de poucos números, o que aumenta exponencialmente quando o motorista resolve trocar mensagens de texto.

Mexer no celular enquanto dirige cresce em 400% as chances de ocorrerem acidentes, segundo o Detran. O Departamento alerta ser perigoso qualquer uso de dispositivos móveis durante a direção. Dessa forma, ao entrar no veículo, esqueça notificações, chamadas e mensagens. Foco total no trajeto!

Mantenha o limite de velocidade:
Ao ver algumas placas de velocidade, é normal pensar que é exagero aquele número. Porém, ele é definido de forma exata para manter a segurança de todos os que circulam pela via, ou seja, tanto motoristas como pedestres. Assim, seguir a sinalização não é apenas respeitar o limite do velocímetro, mas também respeitar todas as pessoas que estão passando pelo mesmo lugar que você.

Cuide de quem é menor que você:
Lembra daquela ordem clássica de mãe para cuidar dos irmãos menores? Pois então, no trânsito é a mesma coisa. Quanto maior for o seu veículo, maior o cuidado que você deve tomar. Essa lógica é simples, afinal, aumentando o tamanho, crescem os riscos de atingir o espaço dos outros.

Quem está em carros, ônibus ou caminhões precisa atentar-se para os meios de locomoção menores, como motos e bicicletas. É essencial também estar atento às pessoas caminhando, visto que duas em cada três vítimas de acidentes de trânsito no Brasil são pedestres.

A partir dessas informações, ficou ainda mais claro a importância de tomar todos os cuidados no trânsito. É dever de cada um cuidar da própria segurança e zelar pelo cuidado dos outros. Assim, o GBOEX zela pela paz nas estradas e se preocupa com a segurança de todos os motoristas e pedestres.

Para tudo ficar bem, GBOEX.