. .

Cuidados com a higiene bucal: Rede de Convênios tem opção para plano odontológico

Associados do GBOEX contam com vantagens da Rede de Convênios, iniciativa criada há mais de 50 anos e que oferece descontos em mais de 6 mil produtos e serviços. Entre as opções que focam nos cuidados com a saúde, a Uniodonto Porto Alegre possibilita a contratação de planos odontológicos com atendimento realizado pelos próprios cooperados, gerando ainda mais qualidade na experiência. A conveniada também preza pela prevenção e, por isso, divulga orientações relevantes sobre os cuidados com a higiene bucal.
Dentes saudáveis – Conforme as pessoas vão atingindo a maturidade ocorre uma alteração na espessura do esmalte dentário. Quando jovens, ele é mais espesso e, ao longo da vida, essa camada de proteção vai diminuindo, tornando os dentes mais suscetíveis à cárie e erosão.

A cárie é uma doença comportamental e multifatorial, a qual necessita obrigatoriamente de presença de biofilme estagnado (placa microbiana) e uma alimentação cariogênica (carboidratos e açúcares) para se desenvolver. As lesões de cárie em adultos normalmente se iniciam nas áreas interproximais dos dentes (entre os dentes), principalmente pelo fato dessa região favorecer o acúmulo de biofilme e porque algumas pessoas não têm o hábito de usar o fio dental diariamente. Quando não se utiliza, cerca de 35% das superfícies dentárias deixam de ser limpas e os microrganismos da placa ficam expostos a açúcares, produzem ácidos, diminuindo o pH salivar e causando a desmineralização dentária. Se a perda mineral continuar progredindo, acontecerá a formação da lesão de cárie.

Os primeiros sinais da lesão são manchas brancas na superfície dental. Se não forem tratadas podem evoluir e causar a destruição completa do dente. As lesões de cárie em adultos ocorrem principalmente porque bons hábitos de higiene e alimentação não foram adquiridos ao longo da vida. O consumo de açúcar costuma ser alto por essa população, pois algumas pessoas têm o hábito de consumir alimentos e bebidas açucaradas entre as principais refeições, como o caso de beber um cafezinho adoçado com açúcar. O café é uma bebida ácida e, se for adoçado, torna-se ainda mais prejudicial para os dentes.

Muitos acreditam que o único vilão para a saúde bucal é o açúcar branco. De fato, ele é o alimento mais cariogênico. No entanto, alimentos ricos em carboidratos também são prejudiciais, como os biscoitos salgados e salgadinhos. Os alimentos que misturam farinha e açúcares são os maiores vilões para os dentes, pois grudam facilmente na superfície e dificultam a remoção. Ainda temos as bebidas ácidas, como refrigerantes e energéticos, que favorecem a queda do pH salivar, deixando a saliva ácida e aumentando o risco de cárie e erosão dentária.

Para evitar a cárie, é preciso ter bons hábitos alimentares; beber bastante água; consumir doces de forma moderada, de preferência em formato de sobremesa; escovar os dentes pelo menos três vezes por dia com creme dental com flúor, por 2 minutos, com uma escova de dentes com cabeça pequena e cerdas macias; além de utilizar o fio dental diariamente e visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano.

A consulta com o dentista não serve somente para tratar as doenças bucais e sim para preveni-las e diagnosticá-las em seu estágio inicial, avaliar a mucosa e gengivas, precaver câncer bucal, e avaliar se os dentes possuem trincas, fraturas, desgastes ou lesões. Os dentes devem durar a vida toda, e um dente restaurado nunca mais será igual a um dente íntegro. Não é natural perder os dentes ao envelhecer. Por isso, cuide-se e faça a prevenção com o seu dentista.

Além da Uniodonto, associados e corretores GBOEX possuem descontos e vantagens em diversos consultórios e laboratórios odontológicos localizados em diferentes regiões do Brasil. Para saber mais: acesse o site da Rede de Convênios ou faça o download do aplicativo GBOEX Integra, compatível com os sistemas Android e iOS.

Para tudo ficar bem, GBOEX.

Fonte: uniodontopoa.com.br