. .

Cuidados para aproveitar o inverno sem preocupações

O inverno sempre representa um momento de mudanças no guarda-roupa e aconchego embaixo dos cobertores, mas não apenas de conforto é formada essa estação do ano. É essencial que fiquemos atentos para a qualidade da nossa saúde em meio a esse frio, pois é um momento propício para irritações, gripes e outras doenças virais.

Devido às baixas temperaturas, ressecamento da pele, dificuldades respiratórias e até mesmo problemas cardíacos são intensificados, o que aumenta ainda mais a necessidade de cuidados de saúde no inverno.

Doenças respiratórias

Além do ar seco, ficar em locais fechados faz com que a transmissão de gripes e outras doenças virais aumente drasticamente. E pessoas que já convivem com doenças respiratórias crônicas – como asma – tendem a ter grandes crises nessa época também.

Qualidade da pele

Procurando fugir do frio, acabamos ignorando muitos dos cuidados que devemos ter com a nossa pele. Tomamos banhos mais quentes, bebemos menos água, utilizamos aquecedores constantemente e nos cobrimos de roupas grossas. Infelizmente, tudo isso prejudica muito a qualidade da pele, deixando-a ressecada, muito sensível a lesões e, principalmente, desidratada.

Problemas cardíacos

Quando a temperatura a nossa volta diminui, nosso corpo necessita de ainda mais calor para que todas as funções sigam funcionando. Por causa disso, o coração necessita de muito mais esforço para equilibrar a temperatura dos órgãos e membros, evitando o mau-funcionamento. Contudo, esse esforço pode ser muito perigoso, como podemos ver devido ao aumento de casos de AVC e infartos durante o inverno.


Veja alguns dos cuidados essenciais para a estação:

> Não deixe de beber bastante água

> Agasalhe-se e evite passar frio

> Permita a circulação de ar na sua casa

> Aproveite os dias de sol

> Pratique seus exercícios físicos

> Mantenha a vacinação sempre em dia

Com atenção a esses cuidados, só resta aproveitar o frio do inverno com um cobertor e chocolate quente!