A pandemia chegou e tivemos que nos adaptarmos a diversas realidades: home office, ensino a distância, muitos escritórios improvisados em casa. Tudo isso implica no nosso comportamento, imagina no das crianças. Sem ver os avós, os amigos da escola, tudo gera uma grande ansiedade e curiosidade por coisas que antes passavam despercebidas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre março e outubro de 2019, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos em crianças e adolescentes de até 15 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vítimas de acidentes domésticos. Já em 2020, no mesmo período, o número passou dos 39 mil, representando um aumento de cerca de 112%.
Crianças pequenas são bastante curiosas. Elas aprendem sobre o mundo interagindo fisicamente com os objetos que encontram. Gostam de tocar, sentir e explorar, e, às vezes, colocam na boca, o que faz com que os pais acendam a “luz interna da atenção”.
Quais são os acidentes mais comuns?
Sempre lembramos de observar os pequenos na hora que a comida tá sendo preparada e o fogão está ligado, mas a verdade é que eles são tão rápidos, que, num piscar de olhos, eles já estão na ponta da escada ou pulando no sofá.
A verdade é que as crianças não medem, ou alguma delas não tem, o entendimento necessário para discernir tantos perigos que podem sim causar algo grave. Por isso, o GBOEX relacionou algumas orientações que você pode tomar para evitar que os seus filhos se machuquem:
1. Sala
O ideal é colocar redes protetoras nas janelas e sacadas de apartamentos e, mesmo assim, ficar o tempo todo atento. Escadas devem estar protegidas também, assim como as grades nas portas, impedindo o acesso a outros cômodos da casa.
Cuidado com toalhas de mesa mais longas, as quais podem ser puxadas e trazer tudo que está sobre a mesa para cima da criança. O mesmo vale para as cortinas, tapetes que são os grandes causadores de tropeções e tombos.
2. Cozinha
Este é um lugar de objetos pontiagudos e de alta temperatura. Por isso, é importante não deixá-los sozinhos em momento algum. Fique atento para que a criança se mantenha longe de forno quente, chamas, fósforo, aparelhos ligados, fios elétricos e cabos de panela em uso. Seque a água e o óleo logo que sejam de derramados. Mantenha os cabos das panelas voltados para o centro do fogão para assim ficarem inacessíveis à criança. Deixe os fósforos em lugares altos. Líquidos e comidas quentes devem estar no canto da pia ou em lugar alto, nunca os deixe na beirada de mesa, pias e fogões.
3. Banheiro
O banheiro é um local onde a criança pode ter contato com água. Por isso, é importante evitar que os pequenos entrem no banheiro sozinhos. Portas fechadas, tampas de privada baixadas e nunca deixar crianças na banheira sozinhas. Um deslize é suficiente para um afogamento.
Se você guarda medicamentos e lâminas no banheiro, não deixe em um local de fácil acesso dentro do armário. Dê preferência a prateleiras localizadas no alto e em recipientes lacrados.
Bastante coisa para se prevenir, né? Dessa forma o GBOEX zela pelo cuidado dos pequenos, alertando sobre todos esses possíveis acidentes, que podem ser evitados.