Muito além da prevenção ao câncer de próstata, O GBOEX relembra a importância de falar sobre a saúde masculina ao longo do ano inteiro.
Os dados são bastante alarmantes: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), os homens vivem em média 7 anos a menos do que as mulheres, além de apresentar uma maior incidência de doenças. Para piorar ainda mais esse cenário, uma pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino somente procuram um consultório médico por influência da mulher ou de filhos, muitas vezes em estágios mais avançados de doenças graves.
O câncer de próstata é uma dessas enfermidades, que apesar de causar a morte de muitos homens, ainda é uma batalha árdua falar sobre a importância da realização do exame de toque enquanto um preventivo da doença. É preciso falar cada vez mais sobre o assunto para mudar a realidade dos homens brasileiros, garantindo mais saúde para toda a população.
Mas qual a importância de realizar os exames preventivos?
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e, em sua fase inicial, tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, o que pode atrasar o tratamento e diminuir consideravelmente as chances de cura. O diagnóstico precoce é a melhor opção para tratar a doença de forma eficaz.
Realizar exames preventivos deve fazer parte da rotina de todos e quando o assunto é o exame de próstata, os homens não devem deixar a doença vencer essa batalha. Prevenir é proteger a sua vida, garantindo saúde e bem-estar em qualquer idade.
Como incentivar os homens a se cuidarem mais
Especialistas afirmam que, mais do que a genética, estar com a saúde em dia é consequência principalmente do estilo de vida do indivíduo.
A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens como checkup geral.
Existem alguns hábitos que todo homem deve adotar em todas as fases da vida, confira:
Evitar o tabagismo;
Limitar o consumo de álcool;
Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
Manter um peso corporal saudável;
Praticar atividade física regularmente;
Controlar o estresse;
Dormir bem.
Para te auxiliar em mais esse momento, é importante buscar o acompanhamento de um profissional da saúde para cuidar ainda mais de você. Para isso, os associados GBOEX contam com as vantagens da Rede de Convênios.
Quer conhecer mais sobre os benefícios? Acesse o site da Rede de Convênios